Diga Não ao Glúten!


Como nunca tive alergias, não podia acreditar que tivesse intolerância ao glúten. Meu marido costumava brincar que eu podia comer até pedra, o que sempre foi motivo de orgulho para mim. Por isso levei muito tempo para aceitar o conselho de restringir o glúten da alimentação.

Comecei sem fé nenhuma, apenas depois que o médico me explicou os efeitos no glúten no intestino, e a grande possibilidade de que o intestino não estivesse mais capacitado a absorver nutrientes e proteínas necessárias.


Em momentos de desespero, na verdade, tentamos qualquer coisa. Mesmo algo tão complicado quando cortar um ingrediente que existe em praticamente todos os alimentos que gosto. 

Mesmo assim resolvi tentar, e documentei o que senti no final do primeiro mês com restrição TOTAL de glúten, associado a magnésio e vitamina D. 

Relato de 1 mês sem glúten e tomando magnésio e vitamina D:

descobri que com certeza tenho intolerância, e estou passando pelo processo de aceitação;

as dores nos 18 pontos continuam quando pressionados, mas a dor espontânea (aquela dor que temos mesmo quando estamos parados, sem estímulo) diminuiu um pouco;
não coloco mais um grão de glúten na boca, porque cada minuto de sacrifício vale à pena;
sintomas que desapareceram foram:

- choques nas mãos
- parestesia
- mal estar após comer
- labirintite 
- maior parte da dor de cabeça
- suor gelado na cabeça com tontura (diminuíram muito)
- confusão mental
- vontade de chorar
- inchaço nas mãos e pés
- acordar com o corpo encharcado de suor frio, e morrendo de frio ao mesmo tempo
- palpitações 

Obs: nesse mês teve um dia que comi 4 bombons sem saber que tinham glúten, e algumas horas depois todos os sintomas voltaram, começando com os choques nos dedos e tontura.

Hoje já estou quase 4 meses sem glúten, e continuo sem os sintomas acima. Ou seja, embora não seja a causa ou uma cura para fibromialgia, com certeza ajudou bastante a melhorar minha qualidade de vida, o que faz valer à pena o sacrifício. Só a diminuição drástica da dor de cabeça já seria motivo suficiente!

Penso em continuar a restrição por pelo menos 2 anos antes de voltar a tentar reintroduzir o glúten aos poucos, quando o intestino estiver totalmente recuperado.

Sobre o assunto, recomento a leitura do livro Barriga de Trigo:
barriga de trigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário